no-cover

Beja: SEF detém quatro pessoas e resgata vítimas de tráfico de seres humanos

1
100
Sexta-feira, 11 Agosto 2017
Alentejo

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve ontem quatro cidadãos estrangeiros e resgatou uma dezena de trabalhadores que viviam na zona de Beja e que trabalhavam em explorações agrícolas em condições muito precárias.

Os 10 trabalhadores foram sinalizados como vítimas de tráfico de seres humanos e foram acolhidos por uma instituição de apoio.

Os detidos, cidadãos estrangeiros com idades entre os 22 e os 42 anos, vão ser presentes ao Tribunal de Ferreira do Alentejo para a aplicação de eventuais medidas de coação.

A investigação teve origem numa denúncia apresentada por três trabalhadores estrangeiros que conseguiram fugir às “malhas” da organização criminosa e se deslocaram a pé até ao Algarve.

As vítimas denunciaram um esquema indiciário da prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas para efeitos de exploração laboral.

Em causa está a atuação de um grupo de cidadãos estrangeiros oriundos do leste da Europa, que angariavam e forneciam trabalhadores estrangeiros a explorações agrícolas no Alentejo.

A investigação apurou que os trabalhadores eram angariados e aliciados nos seus países de origem, através de falsas promessas de contrato de trabalho, cujas cláusulas não eram cumpridas, nomeadamente no que respeita a remunerações e qualidade de vida.

Comments are closed.