Bonecos de Estremoz já são Património da Humanidade

Bonecos de Estremoz já são Património da Humanidade

Like
51
Quinta-feira, 07 Dezembro 2017
Alentejo

A produção de figurado em barro de Estremoz, da qual resultam as figuras de barro vulgarmente conhecidas por “Bonecos de Estremoz”, foi declarada hoje Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

A decisão foi tomada esta madrugada durante a 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da instituição, que está a decorrer na Ilha de Jeju, na Coreia do Sul.

O município de Estremoz iniciou o processo de candidatura durante o ano de 2013, tendo efetuado todos os trâmites processuais, nomeadamente a inscrição do Figurado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e a entrega do processo de candidatura para posterior análise da UNESCO.

O presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, mostrou-se muito satisfeito pela decisão da UNESCO e orgulhoso por verificar que “um dos ex-libris de Estremoz é agora Património da Humanidade”.

Na decisão da UNESCO, foi considerado que a candidatura reunia todas as condições para dar resposta aos cinco critérios necessários para que um bem seja inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo referido que a inscrição do Figurado em barro de Estremoz “promoverá o respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana em geral, uma vez que encoraja o entendimento mútuo entre as comunidades que partilham algumas das características e modos de vida retratados pelas figuras”.

Comments are closed.