Câmara de Évora aprova parecer sobre traçado da futura linha férrea

Câmara de Évora aprova parecer sobre traçado da futura linha férrea

1
306
Terça-feira, 15 Maio 2018
Alentejo

A Câmara de Évora aprovou um parecer sobre o traçado junto à cidade da futura linha ferroviária entre Sines e Caia.

O documento defende que devia ser reconsiderado o traçado mais afastado da cidade e que foi abandonado pela Infraestruturas de Portugal.

“É uma alternativa que deveria ser estudada, porque poderia minimizar alguns dos impactos que detetámos no território”, afirma o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

O autarca diz que o parecer admite uma das outras duas alternativas, mas aponta que, apesar de ultrapassarem “os principais problemas relacionados com o atravessamento da cidade”, têm “impactos negativos significativos ao nível das questões sociais do território e ambientais”.

Quanto à alternativa da IP mais próxima da cidade, Pinto de Sá refere que é rejeitada pelo estudo, porque “ainda assim atravessar a cidade numa zona ligeiramente mais para leste”.

O parecer defende também a criação de um cais de mercadorias e zona logística junto à cidade para servir a região e sugere um estudo sobre a possibilidade de uma variante que permita afastar os comboios que não param em Évora e que transportem mercadorias perigosas.

“Qualquer uma das soluções que venha ser escolhida precisa de ter, depois, um estudo aprofundado no sentido de se poder minimizar os impactos no território e ter medidas de mitigação que apoiem a inserção da linha no território”, realça.

O período de discussão pública para avaliação do impacte ambiental dos traçados propostas terminou na segunda-feira.

Comments are closed.