Carnaval: Grupos de Brincas animam a cidade de Évora

Carnaval: Grupos de Brincas animam a cidade de Évora

1
705
Terça-feira, 13 Fevereiro 2018
Alentejo

Três grupos de Brincas de Carnaval vão hoje percorrer a cidade com diversas atuações. Este ano o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo apresenta o “Grupo do Cabaré”, as Escolinhas dos Canaviais apresentam o “Grupo da Cinderela” e o Grupo de Brincas dos Canaviais apresenta “O Grupo das Fidalguinhas”. Os fundamentos das histórias têm sempre presente a crítica social, em performances de boa disposição. A cumprir a tradição, as Brincas de Carnaval dos Canaviais apresentaram-se ontem às portas dos Paços do Concelho para deixar os “recados” de Carnaval.
As Brincas de Carnaval são uma antiga tradição performativa típica da região de Évora, que nos últimos anos tem sido revitalizada por diversas associações populares de bairro, com destaque para a Casa do Povo de Canaviais e Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.
A autarquia de Évora tem em vigor, desde 2016, um acordo de cooperação com a “Memória Imaterial – Cooperativa Cultural”, que procede à recolha, registo e estudo das manifestações culturais imateriais no Concelho de Évora, entre elas as práticas performativas, onde se inserem as Brincas de Carnaval.

Comments are closed.