Évora: Atletas de trail concluem prova na Montanha do Atlas

Évora: Atletas de trail concluem prova na Montanha do Atlas

3
384
Quinta-feira, 12 Outubro 2017
Alentejo

Dois atletas amadores de Évora concluíram a edição deste ano do Ultra Trail Atlas Toubkal (UTAT), que decorreu, no passado fim-de-semana, na Montanha do Atlas, em Marrocos.

João Artur Tomáz e Ricardo Cunha, da equipa Évora Night Runners, fizeram os 105 quilómetros da prova, a andar e, sobretudo, a correr, em cerca de 33 horas.

Os cerca de 200 participantes da corrida mais longa partiram às 06:00 de sexta-feira, dia 06, na zona de Oukaïmeden, a cerca de 80 quilómetros de Marraquexe.

“Trata-se de uma prova de alta montanha, em que a maioria [do percurso] decorre acima dos três mil metros de altitude”, realça à DianaFM João Artur Tomáz.

O atleta considera que o aspeto “mais difícil de gerir na prova foi a questão da altitude”, lembrando que o ponto alto “chega mesmo aos 3.700 metros de altitude”.

João Artur Tomáz afirma que foi uma grande aventura, mas reconhece os perigos de uma prova deste grau de dificuldade.

“Se não tivermos muito bem preparados, é uma prova que até pode pôr em risco a nossa vida”, refere.

Durante a corrida, os participantes só contaram com três abastecimentos e tinham que carregar numa mochila comida e roupa térmica.

“As temperaturas variavam entre temperaturas negativas no cume da montanha e os 25 graus nos vales por onde passávamos”, adianta.

Foi a primeira prova internacional de João Artur Tomáz e Ricardo Cunha.

Os dois atletas já estão a preparar a próxima.

Será a Via Algarviana, no Algarve, que se realiza em novembro, numa distância de 300 quilómetros.

Comments are closed.