Futura ferrovia implica viaduto de grande dimensões perto de Alandroal

Futura ferrovia implica viaduto de grande dimensões perto de Alandroal

Like
453
Quarta-feira, 13 Junho 2018
Alentejo

A futura linha férrea entre Sines e o Caia vai implicar a construção de um viaduto com 40 metros de altura e 750 metros de comprimento perto de Alandroal.

A nova infraestrutura ferroviária esteve em análise no programa Praça da República, com os deputados eleitos pelo círculo de Évora.

“O Alandroal é o concelho que vai ser completamente rasgado pelo traçado da ferrovia”, alerta o líder parlamentar do PCP, João Oliveira.

O parlamentar comunista revela que vai ser feito um viaduto “com 40 metros de altura e 750 metros de comprimento”, perto de Alandroal, “uma coisa” que terá “um impacto brutal”.

“Se o Alentejo sofre os impactes ambientais e paisagísticos mas não aproveita o investimento, então, ficamos mesmo a ver passar os comboios”, refere.

Nesse sentido, propõe que em Évora, Vendas Novas e Alandroal “possam ser consideradas as soluções técnicas adequadas para a carga e descarga de mercadorias”.

Já o deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva, considera que “o comboio de mercadorias Sines/Caia só interessa à região se servir a região”.

“Se não servir a região, será um obstáculo tremendo que tem custos ambientais gravíssimos e isso não interessa”, sublinha.

Costa da Silva defende que “não é difícil haver um consenso, uma voz comum, sobre esta matéria, como já tivemos noutros aspetos”.

Os dois deputados eleitos por Évora falavam no programa Praça da República que pode ser ouvido novamente no sábado, às 18:00, ou aqui.

Comments are closed.