2014: Saiba quais as palavras que mais se destacaram nas noticias deste ano

2014: Saiba quais as palavras que mais se destacaram nas noticias deste ano

Quarta-feira, 31 Dezembro 2014
Nacional

Euros. Esta foi a palavra que mais se destacou nos meios de comunicação portugueses durante o ano de 2014. Se a pesquisa se resumisse ao mês de Dezembro, Sócrates estaria no topo das palavras mais utilizadas pela comunicação social em Portugal.

A agência de monitorização da comunicação social, Cision, elaborou um estudo com a finalidade de apurar as palavras que mais se destacaram na agenda mediática nacional, no ano de 2014.

A palavra “euros” teve 618.527 referências em artigos publicados. Nesta lista de palavras notáveis seguiram-se “governo”, com 491.996 referências, “milhões”, com 451.389 referências, e “mundial”, com 321.803. Ficou a cargo da “europa” fechar o Top 5, com 314.321 registos apurados em artigos noticiosos.

Segundo a Cision comprar, vender, investir, dever, emprestar são ações que convergem na palavra mais mediática do ano. Em “euros” funciona a economia nacional e a proeminência desta palavra nos órgãos de comunicação social parece indiciar que o principal foco da agenda mediática nacional, em 2014, foi mesmo a economia. A relevância dada à palavra “euros” por parte dos media nacionais parece consentânea com uma das fontes de maior preocupação da sociedade portuguesa atual.

No ranking seguem-se as palavras “futebol”, “saúde”, “política”, “Benfica” e, a fechar este ranking, surge a palavra “banco”.

Relativamente à política nacional, as palavras que mais se destacaram nos media a seguir a “governo” foram as palavras “PS” e “PSD”. No desporto, Benfica, Sporting e FC Porto dominaram as atenções, com os três clubes a somarem um total de 546.969 referências.

Quando a observação se cinge a palavras que definem grandes temas o “futebol” destaca-se, relegando as palavras “saúde” e “política” para 2º e 3º lugares.

A título de curiosidade, o dia 21 de Novembro marcou decisivamente a entrada de uma palavra na agenda mediática. A palavra “Sócrates” registou, nas últimas semanas, um aumento exponencial em termos de visibilidade. Em pouco mais de um mês, esta palavra obteve mais de 40.000 referências. Se o período de análise se resumisse ao mês de Dezembro, “Sócrates” teria sido a palavra que lideraria o ranking.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com