Foram galardoadas 29 escolas do distrito de Évora com a Bandeira Verde, Eco – Escolas. Ao todo estavam inscritos 37 estabelecimento de ensino da região. Destas , dois ainda tem a candidatura em análise e as restantes 6 não foram premiados.
Este programa internacional, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, distingue estabelecimentos de ensino pelas atividades desenvolvidas em prol do ambiente e do desenvolvimento sustentável.
O concelho de Évora é, destacadamente, o que tem mais bandeiras verdes no distrito, num total de 18.
Foram galardoados, Associação Mãe Galinha, Centro de Actividade Infantil de Évora, Creche e Jardim de Infância Quinta dos Sonhos,
Escola Básica André de Resende, Escola Básica Conde de Vilalva, Escola Básica do Bairro da Câmara, Escola Básica do Chafariz D’El-Rei, Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, Escola EB Bairro da Comenda, Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar, Escola EB de Canaviais, Escola EB1 da Cruz da Picada, Escola EB1 do Bairro da Sra. da Glória, Escola EB1 do Rossio de S. Brás, Escola EB1/JI da Vendinha, Escola Secundária de André de Gouveia, Escola Secundária Gabriel Pereira, Jardim de Infância de St. António, Jardim de Infância Garcia de Resende.
Segue-se o concelho de Vendas Novas, com 4 bandeiras verdes, que serão hasteadas na Escola Básica Vendas Novas n.º 1, Escola EB1 de Landeira, Escola Sec. de Vendas Novas e Jardim de Infância da Afeiteira.
Noutros concelhos, com uma bandeira cada, foram distinguidas Escola EB Sebastião da Gama , em Estremoz; a Escola Básica São João de Deus em Montermo-o-Novo; a Escola Básica e Secundária de Mora em Mora; a Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade em Redondo; Escola EB 2,3 /S Dr. Isidoro de Sousa em Viana do Alentejo e Escola EB 2 D. João IV em Vila Viçosa
O programa Eco-Escolas pretende “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.
As escolas são avaliadas por concretizaram, no mínimo, 2/3 de um plano de ação que envolva a comunidade em tarefas no âmbito da poupança de água e energia, gestão de resíduos e de um tema que é definido anualmente.