4 Conferências assinalam os 541 anos do tratado de Alcáçovas

4 Conferências assinalam os 541 anos do tratado de Alcáçovas

Sexta-feira, 04 Setembro 2020
Alentejo

Um ciclo de conferências assinala os 541 anos do tratado de Alcáçovas. É no Paço dos Henriques, local onde Portugal e Castela acordaram dividir o mundo entre eles, que irão realizar-se todas as conferências. Hoje, a Professora do Centro de Humanidades da Universidade de Nova de Lisboa, Maria Barreto Dávila, fala sobre o tema “Revisitar Alcáçovas – Toledo. Novas perspetivas de abordagem à documentação diplomática do tratado”.

O Tratado de Alcáçovas foi responsável por definir pela primeira vez as áreas de influência de expansão económica e cultural das duas coroas, antecedendo o conhecido Tratado de Tordesilhas. Mas o primeiro propósito foi de alcançar a paz entre as duas coroas que lutavam pela sucessão no Reino de Castela.

Assim, através de uma linha imaginária traçada ao nível do paralelo 27, na altura das Canárias foi também definido a divisão do domínio dos mares: a norte para a coroa espanhola e a sul para a coroa portuguesa. Espanha recebeu as ilhas Canárias enquanto a Portugal obteve reconhecimento do domínio sobre a ilha da Madeira, o arquipélago dos Açores, o de Cabo Verde e a Costa da Guiné.

Depois de vários anos fechado, o Paço dos Henriques voltou a ganhar destaque na Praça da República, em Alcáçovas há 4 anos.

Atualmente, para além da exposição permanente dedicada à arte chocalheira, que se divide por 5 salas do edifício, existem também duas salas que alojam exposições de caráter temporário, como é o caso da exposição “100 Chocalhos de Excelência, Gente Excelente”.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com