Aconselhada solução intermédia para traçado da ferrovia junto a Évora

Aconselhada solução intermédia para traçado da ferrovia junto a Évora

Quinta-feira, 05 Julho 2018
Alentejo

A solução intermédia para o traçado junto a Évora da futura linha ferroviária entre Sines e Caia é a aconselhada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A informação foi dada ontem pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, em resposta a uma pergunta do deputado do PSD António Costa da Silva, na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

“Dentro das várias soluções que estavam perspetivadas, embora favorecendo a solução do corredor 4, foi também reconhecido, na altura, que os corredores 2 e 3, pelas alterações que sofreram, ultrapassavam alguns dos principais constrangimentos que foram identificados anteriormente e, nesse contexto, a avaliação final da APA foi orientada ao corredor 2”, revelou o ministro.

O período de discussão pública para avaliação do impacte ambiental dos três traçados alternativos terminou a 14 de maio.

Nessa altura, a Câmara de Évora aprovou um parecer em que defende que deveria ser reconsiderado um quarto traçado, o mais afastado da cidade, perto do IP2, que foi abandonado.

Ainda assim, o documento do município admite a solução intermédia por permitir resolver os principais problemas relacionados com o atravessamento da cidade.

O traçado inicialmente proposto para a nova linha ferroviária de transporte de mercadorias entre Sines e Caia foi contestado pelo município, partidos, movimentos e população de Évora por passar numa zona urbana, na freguesia da Senhora da Saúde.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com