O Aeródromo Municipal de Évora foi esta manhã palco de um exercício que teve como objetivo treinar a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro internos em cenário de acidente aéreo.
Segundo o município, o exercício consistiu na simulação de acidente com uma aeronave, com dois ocupantes, durante a aterragem, o qual provocou um incêndio.
De acordo com a regulamentação em vigor para o setor, os aeródromos estão obrigados à realização de um exercício à escala total bienalmente, e sempre que disponham de um novo plano de emergência.
A concretização de um “Exercício à Escala Total”, para além de dar cumprimento a um requisito legal, envolve particular importância como ferramenta de desenvolvimento da capacidade de reação de um aeródromo a um possível acidente que ocorra nos seus espaços.
Para além da equipa de intervenção e direção do aeródromo municipal, neste exercício, estiveram envolvidos o Serviço de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Évora, os Bombeiros Voluntários de Évora, a Polícia de Segurança Pública, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil / Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora e ainda o Instituto Nacional de Emergência Médica.
Fotografia: Évora Notícias