A Associação de Futebol de Évora (AFE), pela primeira vez, distribuiu verbas aos clubes, de modo a saírem de uma crise nas categorias de juvenis, juniores e seniores de primeiro ano, no âmbito do apoio “Crescer 24”.
O Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira explicou o porquê do problemas nestas categorias.
Os 26 clubes abrangidos pelo apoio “Crescer 24” assinaram os respetivos contratos-programa e vão começar a receber de imediato as tranches referentes à época 2022/2023.
Para além da assinatura dos contratos-programa, decorreu também, ontem, a cerimónia de entrega dos diplomas da certificação referente à época desportiva 2021/2022 aos clubes da AF Évora.
António Pereira salientou a importância da certificação.
No evento também marcou presença Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que realçou “a importância dos clubes se envolverem no processo de certificação para o alargamento da base, essencial para a evolução e crescimento do futebol em Portugal”.
Fernando Gomes destacou ainda a evolução da Associação de Futebol de Évora.
Dos 50 clubes filiados na AF Évora, 38 registaram-se na Plataforma de Certificação, dos quais 25 receberam relatórios finais, sendo que 25 foram certificados.
Oito com com três estrelas, oito com duas estrelas e três como Centros Básicos de Formação, no futebol.
Quanto ao futsal, foram certificados dois clubes com três estrelas, dois clubes com duas estrelas e dois clubes como Centros Básicos de Formação.
Lista de clubes certificados:
Futebol
Três estrelas – Atlético SC, GDR Canaviais, GUS, Juventude SC, Lusitano GC/Lusitano Évora, Lusitano GC (Feminino) e SC Borbense;
Duas estrelas – CF Estremoz, Estrela FC/AEVN 1920, GDC Bairro Stº. António, LCD Arraiolense, O Calipolense CDVV, SC Arcoense e Redondense FC;
Centro Básico de Formação: Casa de Cultura de Corval, GD Portel e SC Viana do Alentejo;
Futsal
Três estrelas: Internacional SC e Juventude SC;
Duas estrelas: AMB Torregela e Internacional SC (Feminino)
Centro Básico de Formação: Mourão FC e Salesianos de Évora