A Assembleia da República recomenda ao Governo a inclusão da Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, na lista de imóveis do programa Revive.
A recomendação partiu de um projeto de resolução do PSD que foi aprovado no Parlamento, com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP e PS, os votos contra do BE, PCP e PEV e a abstenção do PAN.
“Se a fortaleza ficar concessionada a privados durante 50 anos, não me incomoda minimamente, antes pelo contrário. Estar como está é que me desagrada”, afirma o deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva.
A Fortaleza de Juromenha, segundo o parlamentar, “chegou a estar na lista inicial do Revive” e que “foi retirada por questões burocráticas”.
O monumento “merece ser integrado” no programa, “não só pela questão da monumentalidade, mas estamos a falar também da criação de riqueza e emprego para um concelho que tanto necessita”, disse.
O programa Revive, lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados.