A cidade de Évora, no âmbito do projeto “Além Risco”, vai ter 10.000 novas árvores, sendo 6.400 plantadas diretamente e 3.600 oferecidas a cidadãos residentes interessados.
São árvores de espécies variadas que estão a ser plantadas por várias zonas da cidade, como por exemplo, bairro da Casinha, bairro da Malagueira, Tapada, Circuito de Manutenção, Monte Redondo, Parque Industrial, bairro dos Álamos, entre outros.
Segundo a Câmara Municipal de Évora, esta ação tem como foco ,”criar zonas de ensombramento e simultaneamente barreiras de proteção e zonas de estar, com a plantação de espécies diversas, gerando ainda biodiversidade. Algumas plantações prevêm também a recuperação de linhas de água com espécies ripícolas”.
O Projeto “Além Risco” é promovido pela Science Retreats Ldª, com parceria da ETNOVUM, com o apoio, no âmbito dos EEA Grants 2014-2021, da Secretaria Geral do Ambiente e Ação Climática, da Fundação Calouste Gunbenkian e da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, entre diversas outras entidades.
Fotografia: Évora Notícias