O Jardim das Casas Pintadas, da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, será palco, talvez pela primeira vez, de um espetáculo musical.
Protagonizado pelo músico alemão Ulrich Mitzlaf, o concerto, marcado para a próxima sexta-feira, às 18:30, integra o programa do Lá Fora – Festival Internacional de Artes Performativas.
“O Ulrich foi convidado para trazer o seu trabalho inspirado em ‘O grito’, de Edvard Munch, uma pintura muito conhecida, sobre a qual ele fez uma espécie de dez miniaturas sonoras”, descreve à DianaFM o diretor artístico do festival, José Alberto Ferreira.
Segundo o responsável, o músico alemão “utiliza um violoncelo que transforma com dispositivos eletrónicos e com algumas intervenções sobre o próprio instrumentos”.
“É um concerto muito espectral, muito de retiro, eu vejo-o como uma espécie de uma jóia, porque precisa de quem saiba olhar para a jóia e de quem queira ouvir”, acrescentou.
Organizado pela Fundação Eugénio de Almeida, o Lá Fora – Festival Internacional de Artes Performativas regressa a Évora, entre quinta-feira e domingo, para quatro dias de música, dança e arte.
As Casas Pintadas devem o seu nome ao singular conjunto de frescos quinhentistas que decora a galeria e o oratório anexo integrados no jardim.
Estão classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1950.