O Alentejo conta com 63 equipas especializadas nos Bombeiros Voluntários, de modo a reforçar a resposta à pandemia da doença covid-19.
Estas equipas estão a ser criadas na sequência de um despacho da Secretária de Estado da Administração Interna e intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Todos os distritos do território continental já contam com as equipas especializadas nos corpos de bombeiros voluntários.
No total estão 496 equipas no terreno para reforçar as operações de apoio na área da saúde pública e dar resposta à pandemia.
Na Região Norte estão criadas 135 equipas especializadas, na Região Centro 169 equipas, na Região de Lisboa e Vale do Tejo 108 equipas, no Alentejo 63 equipas e no Algarve 21 equipas.
O Decreto que regulamentou o Estado de Emergência, de 14 de janeiro, também determinou a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua atuação à assistência às operações no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19.