Já foram feitos no Alentejo mais de 23 mil testes à covid-19, desde o início da pandemia, com uma taxa de infeção de cerca de 0,03%.
Os dados foram revelados hoje por Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região do Alentejo.
Segundo o responsável, no Alentejo, até segunda-feira, “foram realizados mais de 23 mil testes à covid-19”, o que significa que “cerca de 5% da população” da região já foi testada.
Foi dada “especial atenção aos grupos de maior risco”, tendo sido “testados cerca de 11.693 profissionais e utentes de cerca de 318 instituições, entre lares de idosos, unidades de cuidados continuados, serviços de apoio domiciliário e centros de atividades ocupacionais”, refere.
“A taxa de infeção revelada foi de cerca de 0,03%”, adianta, indicando que nas creches “foram realizados cerca de 2.069 testes a profissionais de 140 instituições, não tendo havido registo de qualquer caso positivo”.
Até segunda-feira, quando se registavam no Alentejo 268 infetados confirmados pela Direção-Geral da Saúde, existiam “menos de 30 casos ativos, o que corresponde a uma taxa de recuperação elevada”, precisa.