Alentejo com risco de pobreza abaixo da média nacional

Alentejo com risco de pobreza abaixo da média nacional

Sexta-feira, 30 Novembro 2018
Sem categoria

A Taxa de Risco de Pobreza no Alentejo está abaixo da média nacional, de acordo com o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento agora divulgado pelo INE.
Neste estudo verifica-se que 17% das pessoas da região correm risco de pobreza, um valor abaixo 0,3 pontos percentuais que a média nacional. Apenas o Alentejo e a Área Metropolitana de Lisboa estão abaixo da média nacional, sendo que a região com maior Taxa de Risco de Pobreza é a região Autónoma dos Açores.
Os desempregados e outros inativos correspondem a cerca de 75% da população em risco de pobreza, sendo o grupo etário entre os 0 e oas 17 anos o mais vulnerável.
Os casos de privação material severa ainda atingem 6% da população portuguesa.
Neste relatório, que pela primeira vez apresenta dados por região, pode verificar-se ainda que o Alentejo tem a menor desigualdade entre rendimento monetário disponível e a Área Metropolitana de Lisboa a mais elevada.
Para o INE, a taxa de risco de pobreza correspondia, em 2017, “à proporção de habitantes com rendimentos monetários líquidos (por adulto equivalente) inferiores a 5610 euros anuais (468 euros por mês)”.
No Alentejo, de acordo com a convenção adotada no programa europeu EU-SILC, a linha de pobreza corresponde a 5 328€ anuais. Com este critério, a taxa de risco de pobreza na região desce para 14,2%.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com