O Alentejo está linha da frente na cooperação entre os agentes e na ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas.
O Alentejo “é das regiões do país que vai um pouco mais adiantada naquilo que é uma forte cooperação entre as instituições e é também a que faz melhor ligação entre a universidade e o setor empresarial”, afirma em declarações à DianaFM.
Hélder Amaral realça que no país “há quase um divórcio entre a academia e as empresas” e que os deputados encontraram “na Universidade de Évora uma enorme colaboração com as empresas”.
Em Évora, os parlamentares reuniram-se com o Movimento Évora Unida, que defende alterações ao traçada da nova linha ferroviária entre Sines e o Caia.
A linha ferria “não pode ser um constrangimento e uma dificuldade no caso concreto da cidade de Évora”, considerou o deputado do CDS-PP, defendendo que o projeto tem de ser feito “com inteligência” para “potenciar a captação de investimento”.
“Porque é que uma empresa como a Embraer não pode usar a linha para receber matéria-prima e para exportar o que produz?”, questiona.
A deslocação dos deputados desta comissão arrancou ontem em Évora e termina hoje em Portalegre.
O ÉvoraTech, o Núcleo Empresarial da Região de Évora, o Parque Ciência e Tecnologia do Alentejo, o laboratório HERCULES da Universidade de Évora e a Embraer foram alguns dos locais visitados em Évora.
Esta tarde, os deputados vão visitar a Escola de Hotelaria de Portalegre, uma empresa e uma incubadora de empresas de Portalegre.