O Alentejo lidera um projeto que visa dotar as regiões rurais europeias de um novo ecossistema digital que seja capaz de contribuir para o desenvolvimento económico e para a criação de empregos nestas territórios.
Denominado “H2020-AURORAL”, o projeto é liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.
Também integram o consórcio outros 24 parceiros de 10 países europeus, incluindo das regiões piloto: Alentejo (Portugal), Penedès (Espanha), Piemonte (Itália), Sul de Burgenland (Áustria), Västerbotten (Suécia), Lapónia (Finlândia) e Hålogaland e Nordland (Noruega).
Segundo a CCDR do Alentejo, a região alentejana vai avançar na competitividade regional e na internacionalização pelas vantagens competitivas do seu ecossistema digital regional.
Com o projeto H2020-AURORAL, a CCDR diz que “o Alentejo posiciona-se como uma região líder no co-desenvolvimento de um novo ecossistema digital para Comunidades Inteligentes baseado na abertura, multi-interoperabilidade e descentralização”.