A Direção Regional do Alentejo do PCP reivindicou “a construção de barragens há muito tempo previstas” na região, como a do Pisão, no concelho do Crato, e a concretização da ligação entre o Alqueva e o Monte da Rocha.
Em comunicado, os comunistas manifestam a sua “mais profunda preocupação pelos efeitos da seca na agricultura, orizicultura, pecuária e no abastecimento à população”.
O PCP diz que o Alqueva “é um importante meio de abastecimento público de água para a agricultura e para a população”, mas considera que “não tem condições para resolver todos os problemas”.
“A atual situação requer medidas que o PCP tem insistentemente reivindicado, de carácter estrutural e urgente, com impacto na rede hidráulica existente e a criar”, pode ler-se no comunicado.
Os comunistas defendem intervenções na melhoria das atuais infraestruturas, incluindo aumento de capacidades, na concretização da construção de barragens há muito tempo previstas, de que é exemplo a Barragem do Pisão, e a realização da ligação entre o Alqueva e o Monte da Rocha.