A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que o Plano de Contingência “tem permitido responder ao aumento de procura esperado para esta altura do ano”, devido à gripe.
Segundo a ARS do Alentejo, nos primeiros quatro dias do ano, foi realizada uma média diária de mais 15% de consultas de doença aguda nos Serviços de Atendimento Complementar, comparando com a média de consultas que se realizaram no período homólogo do ano passado.
Nos concelhos de Évora e Arraiolos, o horário de atendimento das unidades de saúde familiar foi prolongado até às 22:00 nos dias úteis e até às 16:00 nos feriados e fins-de-semana.
Nas Unidades Locais de Saúde do Baixo Alentejo, Norte Alentejano e Litoral Alentejano ainda não se verificou esse prolongamento de horário no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, embora tal se preveja se houver um acréscimo na procura.
O Plano de Contingência das Unidades Hospitalares da Região prevê a abertura até 64 camas.
As medidas previstas e a implementar têm como objetivo responder às necessidades da população, como consequência do aumento de procura verificado nos últimos dias.