Alentejo: Poupança de água avançar em quinze concelhos

Alentejo: Poupança de água avançar em quinze concelhos

Quinta-feira, 20 Julho 2017
Alentejo

Quinze concelhos do Alentejo, entre os quais cinco do distrito de Évora, vão ter de reduzir o consumo urbano de água, devido à seca.

Entre as medidas anunciadas pelo Governo, estão a redução da rega de jardins e hortas, a proibição de encher piscinas e lavar carros e o encerramento as fontes decorativas.

As medidas abrangem os concelhos de Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvito, Ferreira do Alentejo, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Viana do Alentejo, Almodôvar, Castro Verde, Redondo, Alandroal, Arraiolos, Arronches e Borba.

Estão ainda previstas outras medidas, como a proibição de fazer furos para a captação de água sem licenciamento e a possibilidade de retirar os peixes das albufeiras do Divor (Évora) e Pego do Altar (Alcácer do Sal), existindo ainda a hipótese de tal acontecer também na represa de Monte da Rocha (Ourique), onde também vão ser colocadas restrições a alguns usos da água.

Já a produção de energia elétrica na albufeira de Póvoas e Meadas (Castelo de Vide) será condicionada.

Neste momento, estão a ser executados um conjunto de furos em Odemira, Arraiolos, Avis, Borba, Alandroal e Mértola, como fontes suplementares ao abastecimento de água humano.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com