O deputado do PCP eleito por Évora, João Oliveira, confirmou junto do Governo o avanço dos circuitos hidráulicos de Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.
O líder parlamentar comunista questionou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos durante a sua audição na Assembleia da República e ficou satisfeito com a resposta.
“Confirmámos que quer os circuitos hidráulicos quer a ligação de Lucefecit, no Alandroal, a Alqueva estão em condições de poderem avançar dentro em breve”, afirma à DianaFM João Oliveira.
Segundo o deputado, o Governo apresentou ao Banco Europeu de Investimento (BEI) candidaturas para a construção de um conjunto de novo perímetros de rega no sistema de Alqueva.
“A candidatura que envolve os circuitos de Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo teve uma apreciação positiva e passou uma primeira fase de análise”, adiantou, referindo que a candidatura “encontra-se já numa segunda fase”.
“Logo que seja ultrapassada essa segunda fase, com uma avaliação positiva, o Governo lançará os concursos para a adjudicação das obras, o que pode acontecer muito rapidamente”, acrescentou o líder parlamentar do PCP.
Sobre a ligação da barragem de Lucefecit a Alqueva, João Oliveira disse que “a resposta dada pelo Governo confirma há a possibilidade de essa ligação vir a ser concretizada”, indicando “já está aprovada uma candidatura para a requalificação da barragem”.
O deputado comunista criticou ainda o anterior Governo PSD/CDS-PP, sustentando que retirou verbas afetas a Alqueva e adiou investimentos de alargamento do perímetro de rega.