Os deputados Norberto Patinho e João Oliveira criticam os projetos de resolução do PSD sobre Alqueva, acusando os sociais-democratas de nada terem feito quando estiveram no Governo.
O parlamentar do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva, considera que “caricato” que o seu partido tome uma iniciativa que “é vista como negativa” por PS e PCP.
Em causa os dois projetos de resoluções do PSD a recomendar ao Governo medidas que permitam a criação dos circuitos hidráulicos de Reguengos de Monsaraz e de Viana do Alentejo, que foram aprovada, na semana passada, no Parlamento.
No programa Praça da República, da DianaFM, o deputado do PS eleito por Évora, Norberto Patinho, acusa os sociais-democratas de se colarem a medidas do Governo e de não terem conseguido avançar com as obras quando estiveram no poder.
“Agora que o caminho parece apontar para a sua execução, o PSD vem colar-se com dois projetos de resolução para poder dizer que a obra até é feita porque o PSD fez duas propostas que passaram na Assembleia da República”, realça.
O deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva, justifica que apresentou os dois projetos de resolução há cerca de um ano, antes de o Governo ter apresentado candidaturas para financiar as obras.
“Não há colagem nenhuma às iniciativas do Governo. Se o Governo tomou iniciativas sobre esta matéria, fez bem”, disse Costa da Silva, prometendo “aplaudir de pé” quando os projetos forem concretizados.
O parlamentar social-democrata considera que “o alargamento do regadio de Alqueva é fundamental para a região” por entender que pode contribuir para “baixar o preço da água e aumentar a competitividade da economia regional”.
Já o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, afirma que o PSD quanto esteve no Governo “retirou tanto quanto pôde do Orçamento do Estado o investimento em Alqueva” e que “só já depois de derrotado nas eleições é que anunciou projetos que nunca quis concretizar”.
“O PSD nunca teve interesse nenhum na conclusão de Alqueva nem no alargamento do regadio. Aliás, adiou tanto quanto pôde a conclusão dos investimentos, quer na rede primária quer na rede secundária”, refere.
O Parlamento aprovou, na semana passada, dois projetos de resoluções do PSD a recomendar ao Governo medidas que permitam a criação dos circuitos hidráulicos de Reguengos de Monsaraz e de Viana do Alentejo, com ligação à albufeira do Alqueva.
Estas duas iniciativas dos sociais-democratas contaram com o apoio do Bloco de Esquerda e do CDS-PP e tiveram o voto contra do PS.
No entanto, dois deputados socialistas, Norberto Patinho e Pedro do Carmo, optaram pela abstenção, tal como o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”.
O programa Praça da República pode ser ouvido novamente aqui.