Alter do Chão, Alvito e Vendas Novas são os três municípios do Alentejo que vão abrir espaços de teletrabalho, até final de junho, no âmbito da primeira fase da rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”.
A assinatura dos acordos de cooperação para instalação destes espaços no Alentejo realiza-se esta tarde no auditório municipal de Vendas Novas.
Esta rede nacional de espaços de ‘coworking’ é uma iniciativa dos ministérios da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Os espaços, a disponibilizar pelas autarquias, vão estar equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias para disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.
Segundo o Governo, o estabelecimento destes espaços de ‘coworking’ está previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) e visa contribuir para a dinamização dos territórios do interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do Interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.
Nesta primeira fase da rede, vão ser abertos, até ao final de junho, 53 espaços em outros tantos municípios, nomeadamente 16 no Norte, 23 no Centro, três no Alentejo e 11 no Algarve.