É o maior monumento megalítico de Portugal e um dos maiores da Europa e, agora, a Anta Grande do Zambujeiro, situada no concelho de Évora, já tem zona especial de proteção (ZEP).
A portaria do Governo foi publicada ontem em Diário da República.
Segundo o diploma, a fixação da ZEP “tem como fundamento assegurar o enquadramento paisagístico do sítio classificado” como monumento nacional e “as perspetivas da sua contemplação”.
Por outro lado, a portaria governamental sublinha que a definição deste instrumento de salvaguarda visa também “preservar as estruturas de carácter rural já existentes no interior do polígono”.
As restrições incluem a criação de uma área de sensibilidade arqueológica (ASA) “correspondente a toda a ZEP”, em que qualquer intervenção ou alteração do uso do solo, incluindo alterações ao coberto vegetal, “deve ser objeto de medidas de salvaguarda de carácter preventivo e de acompanhamento arqueológico”.
Ficou definido ainda que “bens imóveis ou grupos de bens imóveis que devem ser preservados”, indicando que “devem ser preservadas, respeitando a sua natureza e a estrutura construtiva, as edificações de cariz rural já existentes”.