Se vive no litoral e se quer ir viver e trabalhar para o Interior ou constituir o seu próprio negócio nestes territórios tem agora disponíveis dois apoios do governo. Um prevê o pagamento à empresa de um valor até 1.900 euros por mês, durante 36 meses. Outro apoia diretamente a pessoa ou a família que pretende mudar de residência e pode chegar ao valor global de 4.826 euros.
De acordo com informação do Governo, as medidas são elegíveis para contratos de trabalho por conta de outrem com duração inicial igual ou superior a 12 meses, a criação do próprio emprego ou empresa, em local situado em território do interior, à qual esteja associada a mudança de residência.
As candidaturas terão de ser submetidas nos 90 dias seguintes à celebração de contrato de trabalho ou da criação do próprio emprego ou empresa. No âmbito desta medida, uma empresa sediada no litoral que contrate um trabalhador e o coloque em teletrabalho em territórios do Interior terá os mesmos apoios de que beneficiam as empresas sediadas no Interior.
Ao todo o Governo canaliza 63 milhões de euros para estas duas medidas previstas no Programa de Valorização do Interior.
Os pedidos de apoios podem ser feitos nos Grupos de Ação Local dos respetivos territórios.