As câmaras de Arraiolos e de Viana do Alentejo, ambas geridas pela CDU, condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia e expressaram solidariedade ao povo.
O município de Arraiolos, numa tomada de posição, considerou que “nunca a guerra é solução para a resolução de conflitos”, vincando que “dela saem ilesos os seus mandantes, as elites financeiras e as empresas de armamento”.
“Os únicos atingidos são os povos dos países envolvidos”, sublinhou, apelando “ao urgente cessar fogo, ao fim dos combates e a um efetivo processo negocial que ponha fim à guerra e devolva a paz aos povos daquela região”.
Já a autarquia de Viana do Alentejo aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pelos vereadores do PS e do PSD.
Classificando a invasão russa da Ucrânia como “uma afronta para a democracia e para a paz mundial”, a moção manifesta “total solidariedade para com o povo ucraniano e, muito em particular, com a comunidade ucraniana em Portugal, nomeadamente no Concelho de Viana do Alentejo”.
A moção apela ainda “à paz, à segurança e ao respeito pelos direitos humanos e liberdade” e “ao fim imediato da invasão russa da Ucrânia”.