Arrancou hoje a empreitada de construção do novo subtroço ferroviário Évora – Évora Norte do futuro Corredor Internacional Sul.
A obra envolve um investimento de quase 87 milhões de euros.
Com o início desta empreitada, “a nova Linha de Évora já está integralmente em fase de obra”, diz a empresa Infraestruturas de Portugal (IP).
A empreitada inclui a construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas e tem um prazo de execução de 935 dias.
Os trabalhos são desenvolvidos pelo consórcio que integra as empresas Somafel, Teixeira Duarte, Mota-Engil e Mota-Engil Railway Engineering.
O subtroço Évora – Évora Norte integra o traçado da nova Linha de Évora, com cerca de 100 quilómetros de extensão, dos quais 90 quilómetros são totalmente novos, entre esta cidade alentejana e a Linha do Leste, na ligação com a fronteira com Espanha.
De acordo com a IP, a empreitada abarca a construção de novo canal ferroviário, em variante à Linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121, e a modernização do atual traçado da Linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte.
A construção de pontes ferroviárias, de passagens desniveladas rodoviárias e de três estações técnicas e a instalação de infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R são outros dos trabalhos previstos.