A desagregação da União de Freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro, em Évora, já tem luz verde da assembleia municipal e o processo segue agora para o parlamento.
No entanto, o grupo de trabalho parlamentar responsável por analisar os pedidos de desagregação apenas está a estudar processos que deram entrada até 21 de dezembro.
A presidente desta união de freguesias, Florinda Russo, disse à Diana FM que não está preocupada se o processo não tiver sucesso por falhar os prazos do parlamento.
Garante que não será por isso que a União de Freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro não se desagregará.
A proposta de desagregação desta união de freguesias foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Évora, no sábado passado.
Florinda Russo lembrou que as populações das duas freguesias querem a desagregação da união.
Esta foi a única união de freguesias do concelho de Évora em que houve acordo entre os partidos para a sua desagregação.
Em relação às uniões de freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e de Bacelo e Senhora da Saúde, foram apresentadas propostas da CDU e do Movimento Cuidar de Évora para a sua desagregação, mas PS, PSD e partido Chega, apenas no caso Malagueira e Horta das Figueiras, votaram contra.