Autarca de Évora quer Plano de Emergência Social e Económico

Autarca de Évora quer Plano de Emergência Social e Económico

Quinta-feira, 04 Junho 2020
Alentejo

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, defende a elaboração e a aplicação de um Plano de Emergência Social e Económico para o Alentejo.

Segundo o autarca, “as consequências da crise pandémica estão a causar efeitos graves na economia do Alentejo, agravando em consequência as condições sociais da população, em particular nos setores mais frágeis da sociedade”.

Nesse sentido, considerou, “justifica-se e impõe-se que seja elaborado e aplicado um Plano de Emergência Social e Económico para a região”, assim como “um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a década 2020/2030, tendo em conta o próximo Quadro Financeiro da União Europeia”.

A posição do autarca foi agora divulgada num comunicado do município, depois de Carlos Pinto de Sá ter defendido a mesma ideia numa conferência promovida recentemente, por videoconferência, pela Universidade de Évora.

Para Pinto de Sá, este plano deve ser elaborado no âmbito do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e reunir representantes das várias áreas do tecido económico e social da região.

A iniciativa poderia constituir-se como “plataforma negocial com o Governo para reunir os meios para executar as medidas que, de forma concertada, forem entendidas como necessárias para resposta à crise e para a retoma do desenvolvimento regional”, disse.

Como exemplo dos efeitos negativos da crise, o presidente da Câmara de Évora citou o indicador do desemprego, assinalando que “o Alentejo Central registou um aumento na taxa de desemprego de 21,4% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado”.

Sublinhando que “mais de 95% do tecido económico se baseia nas micro e pequenas empresas”, que são as que “mais dificuldades têm no acesso aos apoios oficiais”, o autarca argumentou que “um grande número de famílias” passa “extrema carência”, porque “deixou de ter capacidade para atender aos compromissos mais básicos da sua vida”.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com