Autarcas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines alertaram para a degradação de centros de saude da região.
O alerta foi lançado no final de uma reunião com os presidentes de junta de freguesia dos cinco concelho, que decorreu em Grândola, inserida no Roteiro pela Valorização da Saúde da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL).
O presidente da CIMAL, Vítor Proença, afirmou que “as condições de acesso aos cuidados de saúde no Alentejo Litoral são preocupantes”.
«Não estamos apenas a falar das dificuldades da população em chegar às extensões e centros de saúde ou ao hospital. Também os espaços onde funcionam estes serviços estão bastante degradados, o que evidencia a falta de investimento na saúde no Alentejo Litoral», referiu o autarca.
Segundo o presidente da CIMAL, os presidentes de junta relataram “o estado de degradação e desqualificação dos espaços onde decorrem as consultas, bem como a desadequação de equipamentos e a falta de material”.