BE e PCP preocupados com olival perto de casas em Veiros

BE e PCP preocupados com olival perto de casas em Veiros

Sábado, 22 Fevereiro 2020
Alentejo

O Bloco de Esquerda e o PCP estão preocupados com as consequências da instalação de um olival superintensivo em Veiros, no concelho de Estremoz.

Segundo os bloquistas, o olival superintensivo, cujos trabalhos de instalação “estão a decorrer”, ficará a “10 metros das habitações”, situadas no bairro da Eira da Pedra Alçada.

Os moradores “estão preocupados”, devido à proximidade da instalação do olival superintensivo, face à “aplicação de pesticidas e fungicidas”, que afetarão a qualidade do ar, alerta o Bloco.

O eurodeputado do BE José Gusmão visita o local este sábado e o partido já endereçou perguntas parlamentares aos ministros da Agricultura e do Ambiente para obter esclarecimentos.

Também o PCP enviou perguntas ao ministro do Ambiente, nomeadamente que intervenção tiveram as estruturas da tutela no processo, se foi feito algum controlo ou estudo prévio dos impactos, como justifica que as culturas sejam instaladas em condições de confiarem com habitações.

Os comunistas advertem que, entre outros aspetos, as culturas agrícolas associadas aos regimes de produção intensivo e superintensivo caracterizam-se por exigirem a utilização intensa de fitofármacos

“É natural que as populações fiquem preocupadas com os impactos na saúde, no ambiente e consequentemente na qualidade de vida”, realçam.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com