Portugal arrecadou os três primeiros prémios e as três menções honrosas na categoria de Frutado Verde Ligeiro no 8.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
Com quatro categorias em escrutínio, esta foi a única com todos os prémios para um único país, revelando uma tendência da qualidade dos azeites nacionais.
Os resultados do concurso organizado pela ACOS – Agricultores do Sul dão conta de nove prémios para Portugal e 11 para Espanha.
A concurso, estiveram azeites de 13 nacionalidades.
O Júri do Concurso, constituído por cerca de 40 peritos de 12 países, esteve reunido durante todo o dia de ontem e hoje até à hora do almoço para apreciação das 150 amostras concorrentes.
A concurso estiveram azeites das categorias Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso.
Espanha ganhou os três primeiros prémios na categoria de Frutado Maduro, enquanto que Portugal obteve duas menções honrosas.
Nas categorias de Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso os prémios dividem-se entre Espanha, Portugal, Itália e França.