O filme “Beyond is the day”, do realizador polaco Damian Kocur, venceu o Prémio para a Melhor Ficção no XVII Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, que encerrou no domingo.
O Prémio para o Melhor Documentário foi entregue a “Son of the Streets”, de Mohammed Almughanni, enquanto o Prémio para a Melhor Animação distinguiu o filme “Ecorce”, de Samuel Patthey e Silvain Monney.
Na sessão de encerramento do FIKE, o filme “O que não se vê”, de Paulo Abreu, recebeu o Prémio para a Melhor Curta Metragem Portuguesa e o realizador André Roseira foi distinguido pelo júri com o Prémio Novos Talentos pelo filme “Carapau de Espinho”.
O Prémio do Público foi entregue ao filme “Sortes”, de Mónica Martins Nunes, por escolha dos espetadores que assistiram às várias sessões de competição deste festival.
O Festival de Curtas Metragens de Évora é promovido pela SOIR – Joaquim António de Aguiar, em parceria com a Câmara de Évora, contando ainda com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora.
A próxima edição do FIKE terá lugar na última semana de outubro de 2022.