Bloco contra nova prospeção de ouro em Évora

Bloco contra nova prospeção de ouro em Évora

Quinta-feira, 13 Junho 2019
Alentejo

O Bloco de Esquerda está contra a prospeção de ouro e outros minerais nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

Um novo pedido foi feito por uma empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos e encontra-se atualmente em consulta pública.

O deputado bloquista Pedro Soares lembra a área geográfica deste novo pedido “coincide, pelo menos uma parte, com uma outra prospeção feita anteriormente” pela Eurocolt.

“É uma região que tem uma presença muito forte de montado e um sistema ecológico próprio, sensível e importante” e a abertura de uma mina a céu aberto teria “um impacto brutal”, alerta.

O BE já questionou o Ministério do Ambiente e da Transição Energética sobre o pedido de prospeção e pesquisa feito pela Exchange Minerals Ltd.

Na pergunta, o Bloco questiona o Governo sobre os critérios para não ter rejeitado o pedido, se admite autorizar a prospeção em plena zona de montado da Rede Natura 2000, de Reserva Agrícola Nacional e de património classificado e se considera adequado reiniciar um novo processo conhecendo as posições adversas das autarquias locais e das populações.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com