A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu hoje o início da construção do novo Hospital Central de Évora no espaço da atual legislatura.
Ou seja, até setembro ou outubro de 2019.
A líder bloquista falava aos jornalistas no final de uma reunião com o conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
“Estamos num edifício que tem mais de 500 anos. O novo Hospital de Évora não está prometido há 500 anos, mas para quem aqui vive já parece”, afirmou.
Catarina Martins referiu que a construção do novo hospital “já foi aprovado em Orçamento do Estado”, considerando “necessárias todas as autorizações do ponto de vista dos meios para abrir o concurso”.
“Precisamos que a obra se inicie efetivamente no espaço desta legislatura. Ninguém compreenderia, depois de tantos anos à espera, que não fosse possível neste momento com a atual maioria lançar concurso e começar obra efetiva”, acrescentou.
A coordenadora do Bloco de Esquerda e dirigentes locais do partido reuniram-se com o conselho de administração do HESE sobre os problemas no serviço de pediatria.
Sobre este assunto, Catarina Martins defendeu que o Governo deve “privilegiar a contratação de médicos” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em “detrimento” de empresas prestadoras de serviços e mais autonomia para os hospitais poderem substituir profissionais.