Bloco questiona falta de apoio a dezenas de estruturas culturais

Bloco questiona falta de apoio a dezenas de estruturas culturais

Terça-feira, 15 Outubro 2019
Alentejo

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a falta de apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) a dezenas de estruturas culturais que viram as suas candidaturas elegíveis sem qualquer apoio.

Nestas condições, encontram-se quatro companhias teatrais do Alentejo: Centro Dramático de Évora (Cendrev), A Bruxa Teatro, também da cidade de Évora, e o Projeto Ruínas e a Algures – Coletivo de criação, de Montemor-o-Novo.

Os bloquistas dizem que “as verbas para este concurso não chegam para garantir o financiamento seja de companhias de referência seja de novos projetos artisticamente relevantes, segundo a avaliação da DGArtes”.

“Continuamos com o problema onde companhias com projetos estruturantes não são financiadas porque as verbas disponibilizadas são insuficientes, falhando, mais uma vez, o Ministério da Cultura a sua missão e quebrando o Governo as suas promessas de reforço para os apoios às artes”, realça o BE.

Na pergunta assinada pela deputado Mariana Mortágua, o Bloco pergunta, entre outras questões, se o Governo vai “reforçar as verbas disponíveis para garantir o financiamento de todas as candidaturas elegíveis deste concurso”.

Comments are closed.