Bruxelas: Zorrinho exige garantias de mais segurança nuclear

Bruxelas: Zorrinho exige garantias de mais segurança nuclear

Terça-feira, 07 Junho 2016
Internacional

O eurodeputado do PS Carlos Zorrinho exigiu à Comissão Europeia garantias de mais segurança na exploração da energia nuclear na Europa e em particular em Almaraz, Espanha, junto à fronteira com Portugal.

“Gostava de poder acreditar que a Comissão está a fazer tudo o que devia para promover a segurança das centrais nucleares no território da União, como afirma que está a proceder com a nova central de Ostrovets, em construção na Bielorrússia. Em Almaraz, por exemplo, não está”, afirmou.

Zorrinho falava num debate sobre a instalação de uma nova central nuclear no mesmo território onde ocorreu a catástrofe de Chernobyl há 30 anos.

O eurodeputado socialista dirigiu recentemente perguntas à Comissão Europeia sobre a central nuclear espanhola situada junto à fronteira portuguesa.

Na resposta, o comissário Arias Cañete informou que a Comissão aguarda a notificação da transposição das medidas da nova Diretiva Eurotom e que, até lá, a segurança é segundo a lei espanhola da responsabilidade exclusiva do detentor da licença.

“Numa central a funcionar para além do prazo, onde recorrentemente têm sido reportadas falhas de funcionamento, a Comissão não tem nenhuma ação proativa. Aguarda. Mas aguardar é pouco”, afirmou Carlos Zorrinho.

Deixe uma resposta