As obras na Fortaleza de Juromenha e na Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira e a construção de uma praia fluvial são os principais investimentos previstos pela Câmara de Alandroal para 2021.
O município aprovou esta semana as grandes opções do plano e orçamento para 2021, com a abstenção da CDU e o voto contra do vereador do movimento DITA.
Os documentos provisionais da autarquia vão ser votados em assembleia municipal durante o mês de dezembro.
Segundo a câmara municipal, o orçamento tem um valor de 15,5 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 3,26 milhões de euros em relação ao deste ano.
O aumento do valor do orçamento provém da subida das transferências do Orçamento de Estado e, sobretudo, dos fundos comunitários assegurados pelo município.
A autarquia prevê executar 3,7 milhões de euros de fundos do Alentejo 2020 e do Turismo de Portugal e mais cerca de 500 mil euros da Linha EQ BEI.
Estas verbas vão ser aplicadas nas obras de consolidação e restauro da Fortaleza de Juromenha, na conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira ou na construção da Praia Fluvial das Azenhas D´El rei, em Montejuntos.
O orçamento para 2021, diz ainda a câmara municipal, será particularmente marcado pela resposta à pandemia à covid-19, com a atribuição de apoios às entidades de saúde e segurança, bombeiros e IPPS’s e à população.