Câmara de Alandroal reduz fatura da água em 2021

Câmara de Alandroal reduz fatura da água em 2021

Domingo, 01 Novembro 2020
Alentejo

A Câmara de Alandroal já aprovou as tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos em 2021, com uma redução dos preços.

Segundo o município, devido ao endividamento e de compromissos com fundos comunitários, “não é livre de estabelecer preços ou reduções” e “está obrigado a praticar os preços recomendados” pela entidade reguladora.

As taxas de cobertura dos serviços eram muito baixas (por exemplo, 30% nos resíduos urbanos), mas subiram nos últimos anos, graças ao investimento realizado e ao esforço de otimização dos recursos, realça a autarquia.

Como a taxa de cobertura nos resíduos urbanos subiu para 110%, é possível, em 2021, compensar os munícipes com uma redução deste preço em 10% na tarifa fixa e entre 20% e 31% na tarifa variável.

A Câmara de Alandroal diz que esta redução seria ainda maior se não tivesse sido aprovada, pela Agência Portuguesa do Ambiente, para o próximo ano o aumento significativo da Taxa de Gestão de Resíduos.

A redução das tarifas de resíduos urbanos permitirá compensar esse agravamento e ainda uma redução efetiva nos custos na faturação dos clientes, nesse serviço.

Como a fatura que os consumidores recebem em casa reflete os preços dos três serviços (água, saneamento e resíduos urbanos) e os dois primeiros não se alteram, o valor global a pagar por mês sofre uma redução em relação a 2020.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com