Câmara de Arraiolos adquire edifício histórico para reabilitação

Câmara de Arraiolos adquire edifício histórico para reabilitação

Terça-feira, 23 Março 2021
Alentejo

A Câmara de Arraiolos vai investir mais de 110 mil euros na aquisição de um edifício histórico, na vila de Vimieiro, que atualmente se encontra devoluto, para o reabilitar.

Trata-se do “Palácio dos Condes do Vimieiro” ou “Quinta e Palácio dos Condes do Vimieiro”, imóvel classificado como de Interesse Municipal.

O município indicou que a aquisição representa um investimento de 116 mil euros, referindo que a decisão foi tomada “para a preservação deste património”.

Segundo a autarquia, está prevista, posteriormente, a “reabilitação e requalificação” deste edifício histórico.

O atual palácio foi mandado construir, entre 1770 e 1790, por D. Sancho de Faro e Sousa, governador da praça de Estremoz, 11.º senhor e 4.º conde do Vimieiro.

De acordo com a Câmara de Arraiolos, o imóvel “conserva ainda vestígios arquitetónicos do paço quinhentista e foi objeto de doação à Santa Casa da Misericórdia no último quarto do século XX”.

Trata-se de um edifício com grande valor histórico e cultural, “por força das suas características e marcas arquitetónicas”, incluindo o seu jardim que evidencia a sensibilidade da poetisa D. Teresa de Melo Breyner, mulher de D. Sancho de Faro e Sousa.

No jardim, destaca-se a “Fonte-obelisco”, construída em 1774, cujo desenho neoclássico se deve atribuir ao engenheiro francês Guilherme Luís Antoine de Valleré.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com