Câmara de Évora apoia cidadãos mais vulneráveis

Câmara de Évora apoia cidadãos mais vulneráveis

Terça-feira, 24 Março 2020
Alentejo

A Câmara de Évora vai apoiar os cidadãos mais vulneráveis na compra de produtos essenciais, na comunicação com centros de saúde e com contactos telefónicos ou de proximidade.

O município justifica este reforço de apoios aos idosos, sem-abrigo e utentes do Cartão Social do Munícipe com a atual situação de emergência, devido à pandemia de Covid-19.

Estas ações são implementadas pela Divisão de Educação e Intervenção Social no âmbito do Programa Municipal de Envelhecimento Positivo e do Projeto Mais Próximo de Todos.

Segundo o município, será prestado “apoio a compras de produtos essenciais, como alimentos e medicamentos, apoio a contactos com centros de saúde e médicos, por exemplo, para obtenção de receitas, conselhos e consultas, contactos telefónicos ou de proximidade com idosos para combate ao isolamento ou resposta a necessidades e apoio na entrega dos documentos para o Cartão Social do Munícipe.

No âmbito do Cartão Social do Munícipe, segundo o município, foi alargado o prazo de 90 para 120 dias para entrega de despesas de saúde e é disponibilizado apoio na entrega de documentos.

Haverá equipas no terreno que irão, com a devida identificação e proteção necessária, proceder à recolha de faturas e posterior pagamento atempado das comparticipações aos idosos.

Para os idosos sozinhos e já sinalizados, foi criada uma linha telefónica onde os técnicos camarários farão pontos de situação semanal com o apoio dos técnicos da Administração Regional de Saúde e de psicólogos do Município.

A equipa camarária fará a mediação com os recursos existentes na Rede do Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE), incluindo Juntas e Uniões de Freguesia.

No que respeita aos sem-abrigo, foi criado um plano de contingência no âmbito da Unidade de Rede do CLASE onde estão previstas rondas semanais, com uma equipa de rua para avaliação da situação e necessidades desta população.

Com o apoio dos Agrupamentos de Escolas estão a ser garantidos almoços em cantinas escolares aos alunos do Escalão A e outras situações de alunos com comprovada vulnerabilidade que o solicitarem.

Estão também a ser trabalhados cenários para fornecimento de refeições às equipas de saúde e de socorro e a possíveis situações de quarentena.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com