Câmara de Évora avança com reabilitação do aqueduto

Câmara de Évora avança com reabilitação do aqueduto

Domingo, 21 Julho 2019
Alentejo

O Aqueduto da Água da Prata, em Évora, vai ser reabilitado para transportar água para a rega de espaços verdes.

A abertura do concurso público para a execução do projeto foi aprovada esta semana em reunião pública de câmara.

Segundo o município, o projeto “visa dar uso à água proveniente do Aqueduto da Água da Prata”, mas “não se prevê a sua utilização para consumo humano”, mas sim para “a rega dos espaços verdes.

Para além da sua importância em termos ecológicos, a medida vai permtir “reduzir os gastos municipais com o consumo de água da rede pública para rega dos espaços verdes e diminuir a dependência que a rega de espaços verdes tem na rede pública de água tratada”.

“A implementação deste sistema permitirá uma redução da quantidade de água tratada usada para rega na ordem dos 140 mil metros cúbico por ano”, garante a autarquia.

As obras envolvem um custo de 800 mil euros, adianta a câmara, indicando que o projeto foi candidatado a fundos comunitários e que beneficia de apoio financeiro da Comissão Europeia a 60%.

Os trabalhos incluem a reparação de nascentes e condutas do aqueduto e reequipamento das estações de bombagem nos poços da Graça do Divor, a construção de um reservatório de água em S. Bento e a construção de rede de distribuição de água exclusivamente para rega.

Está previsto ainda um futuro alargamento da rede a eventuais jardins no Bairro da Casinha e à expansão do jardim do Bairro do Moinho.

Foto: CME

Comments are closed.