Câmara de Évora declara-se contra prospeção mineira

Câmara de Évora declara-se contra prospeção mineira

Segunda-feira, 24 Junho 2019
Alentejo

A Câmara de Évora está contra a prospeção mineira requerida por uma empresa dos Emirados Árabes Unidos.

A posição da autarquia foi assumida em comunicado, após o novo pedido de prospeção ter sido analisado na mais recente reunião de câmara.

A atribuição de uma licença “é contrária aos interesses da população, do concelho de Évora e da região, pelo que nos pronunciamos desfavoravelmente ao presente pedido”, afirma o município.

A Câmara de Évora considera que “se mantêm, integralmente, todos os pressupostos e fundamentos que foram apreciados e deliberados”, em 2014, pelo município e pela assembleia municipal, os quais “conduziram a sucessivos pareceres desfavoráveis relativos à exploração mineira na zona da Boa Fé”.

“Aquelas deliberações foram precedidas de amplas e abertas auscultações à população e instituições, que levaram a um vasto consenso social, técnico e político, tendo resultado na recusa inequívoca de atribuição de Declaração de Interesse Municipal àquela exploração mineira, então solicitada pela empresa Aurmont”, pode ler-se no comunicado.

Na altura, sublinha, foi “emitido um parecer desfavorável à concretização do projeto” mineiro, por se entender “não estarem reunidas condições mínimas de salvaguarda ambiental na Boa Fé, tendo sido demonstrado que “os custos globais excediam largamente os benefícios socioeconómicos”.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com