A Câmara Municipal de Évora decidiu alargar os apoios sociais com o “Cartão Social do Munícipe”, de modo a atribuir e alargar os benefícios sociais aos agregados familiares, residentes no Concelho eborense, que se encontrem em situações de debilidade económica e social.
E ao verificar que existem também munícipes que vivem com graves carências económicas o município decidiu alargar os apoios sociais a estes cidadãos.
O “Cartão Social do Munícipe” tem como objetivo abranger não só o cidadão requerente mas também todo o agregado familiar.
Este visa dar acesso a benefícios no consumo de água, resíduos sólidos urbanos, saneamento e passes sociais nos transportes públicos urbanos bem como comparticipação nos medicamentos prescritos pelo médico (parte não suportada pelo Estado) e outras despesas de saúde e de educação.
Para além disso, dá igualmente benefícios no acesso a atividades culturais e desportivas promovidas pelo Município, vantagens e serviços de entidades que tenham acordos com a autarquia, descontos no comércio local de proximidade, no mercado de produtores e nas taxas de acesso a equipamentos municipais.
Segundo a autarquia, “a Câmara de Évora tem procurado melhorar as condições de vida dos mais fragilizados economicamente, sobretudo pensionistas, idosos e desempregados”.