Os jovens de Vendas Novas (Évora) dos 12 aos 18 anos podem candidatar-se, até dia 13, a “Presidente Jovem”, projeto que pretende estimular o espírito de iniciativa e dar voz a estes habitantes do concelho, divulgou a câmara.
A iniciativa, promovida pelo Município de Vendas Novas, visa “estimular o espírito de iniciativa e dar voz aos jovens na defesa dos seus interesses, ainda que de forma simbólica, mas cumprindo os ideais democráticos e de livre expressão”.
Todos os estudantes locais, entre os 12 e os 18 anos, podem formar uma lista com o máximo de cinco colegas e, assim, formalizar uma candidatura, apresentando projetos a implementar no concelho em áreas como ambiente e desenvolvimento sustentável, governança, participação, igualdade e inclusão social, desporto, cultura e educação.
Depois, têm de fazer campanha eleitoral, e a lista que recolher o maior número de votos no ato eleitoral será a vencedora e terá “um ano de mandato pela frente”, assumindo-se como “um consultor local para a área da juventude”, explicou a autarquia, que vai dar apoio financeiro para este projeto.