Câmara de Viana do Alentejo reforça apoios sociais face à pandemia de covid-19

Câmara de Viana do Alentejo reforça apoios sociais face à pandemia de covid-19

Terça-feira, 28 Julho 2020
Alentejo

A Câmara de Viana do Alentejo aprovou um novo pacote de medidas de âmbito social e económico para “minimizar o impacto” provocado pela covid-19.

Segundo o município, este pacote vai complementar um outro de 20 medidas aprovado em abril, que incluiu a criação de um Fundo de Emergência Municipal no valor de 150 mil euros, para apoiar famílias, empresas, IPSS e movimento associativo.

De entre as novas medidas, destaque para a isenção do pagamento de tarifas fixas dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos para todos os utilizadores não-domésticos, à exceção dos organismos públicos.

São considerados válidos os Cartões Sociais do Reformado, Pensionista e Idoso de Viana do Alentejo, expirados desde 24 de fevereiro de 2020 ou que venham a expirar até 31 de dezembro de 2020

As medidas estendem-se ainda aos agregados familiares mais carenciados economicamente com a atribuição de um apoio financeiro para pagamento da água, eletricidade, gás e renda de habitação.

Também a fórmula de cálculo do rendimento per capita para atribuição de Bolsas de Estudo por Carência Económica sofreu uma alteração para abranger mais agregados familiares.

O município decidiu melhorar a medida de comparticipação na aquisição de medicamentos, através do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, comparticipando com 100 euros cada beneficiário, sendo o restante assegurado pela Associação Dignitude.

Foi também já lançada uma campanha, denominada “Compre no Comércio Local – Vales Solidários”, em parceria com a ADRAL, com o objetivo de revitalizar o comércio local e estimular os hábitos de consumo locais.

A iniciativa decorre, entre 01 de agosto e 31 de outubro, e a cada compra no valor de 10 euros o cliente recebe um cupão que o habilita a um sorteio mensal no valor de 300 euros para o 1.º prémio, 200 euros para o 2.º prémio, 100 euros para o 3.º prémio e 50 euros para o 4.º e 5.º prémios.

A Câmara de Viana do Alentejo diz que também já informou que está disponível para receber os desempregados dos respetivos programas em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com