Cerca de mil pessoas já subscreveram um abaixo-assinado para pedir obras nas redes de água e esgotos que servem a freguesia de Canaviais, em Évora.
O abaixo-assinado está a ser promovido pela junta de freguesia e vai entregue à Câmara Municipal de Évora e à empresa Águas do Vale do Tejo.
O presidente da Junta de Freguesia de Canaviais, Jerónimo José, eleito pelo PS, diz que a iniciativa tem o objetivo de “dar voz ao sentimento de indignação das pessoas”.
“Isto tudo tem provocado que as pessoas se sintam indignadas e insatisfeitas, porque não vêem que haja alguém que resolva o problema”, afirma.
Jerónimo José refere que o principal problema está na adutora que faz o escoamento dos esgotos, porque não tem capacidade para a dimensão da freguesia, que tem 3.600 habitantes.
“Os anos de degradação e o aumento exponencial do número de habitantes fazem com que o sistema esteja em carga, o que origina todo este problema que se tem vindo a agudizar”, realça.
Segundo o autarca, entre 25 de março e 25 de maio, registaram cinco cortes parciais ou totais de água, devido a ruturas, e intervenções na conduta de esgotos em seis ocasiões, o que obrigou ao corte das duas principais estradas de acesso à freguesia.